As pessoas com Síndrome de Down e as dificuldades da inclusão educacional no Brasil

Autores

  • Andréia Garcia Martin Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, MG, Brasil
  • César Augusto Zacheo Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v4n2.martin.zacheo

Palavras-chave:

Educação, Pessoas com deficiência intelectual, Legislação, Políticas Públicas

Resumo

Observado o acesso educacional previsto constitucionalmente, o presente estudo se dá na medida em que visa observar como tal direito fundamental social é destinado às pessoas com deficiência no Brasil. Posto isso, tal escopo fará, preliminarmente, algumas delimitações teóricas, buscando evidenciar a diferença entre deficiência mental e intelectual, além de qual se relaciona com a Síndrome de Down. Na sequência, serão verificados os direitos fundamentais que se relacionam com a presente questão, observando os diplomas nacionais e internacionais que viabilizam, ao menos sob o ponto de vista formal, a devida acessibilidade educacional das pessoas com deficiência no país. Diante de tais questões, esta análise utilizará o método de raciocínio dedutivo que sairá das premissas gerais, condizentes à acessibilidade educacional destinada às pessoas com deficiência no Brasil, a fim de se chegar às premissas específicas que demonstrarão a realidade atual, verificando se tais direitos se encontram devidamente garantidos ou não na atual conjuntura educacional. Além disso, a presente pesquisa utilizará também o aparato qualitativo e a fonte bibliográfica, observando tanto as contribuições teóricas na presente questão, bem como sua aplicação na atual conjuntura educacional, promovendo uma educação justa, inclusiva e igualitária capaz de desmitificar preceitos e dogmáticas que discriminam e impedem diariamente o pleno desenvolvimento do grupo em questão.

Biografia do Autor

Andréia Garcia Martin, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, MG, Brasil

Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP (PUC/SP). Mestra em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino em Bauru (ITE). Especialista em Justiça Constitucional pela Universidade de Pisa (Itália). Atualmente é Professora do Curso de Direito do Instituto Municipal de Educação Superior (IMES-FAFICA) de Catanduva/SP e da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal. E-mail: 

César Augusto Zacheo, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, MG, Brasil

Bacharelando do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Frutal. Bolsista do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa PAPq/UEMG. Monitor do Grupo de Estudos, aprovado pela ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional), “IRIS”: Igualdade, Reconhecimento e Inclusão Social. 

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Martin, A. G. ., & Zacheo, C. A. . (2019). As pessoas com Síndrome de Down e as dificuldades da inclusão educacional no Brasil. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 4(2), 221-229. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v4n2.martin.zacheo