Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v4n1.editorial

Palavras-chave:

Editorial, Revista do IDCC

Resumo

Cursos de pós-graduação Latu Sensu cada vez mais atuante em nosso país, evoluindo em quantidade e qualidade, têm alavancado discussões de alto nível acadêmico e científico na seara jurídica. Discussões estas que contribuem grandemente na expansão e enriquecimento das ciências jurídicas enquanto ramo do conhecimento.

Mas, para além de conhecimento teórico, os estudos jurídicos se voltam à prática, à melhora das instituições e dinâmicas sociais, com o fim maior de participar do desenvolvimento da sociedade em si. Especialmente, em momentos como o que nos encontramos, no Brasil e no mundo, de alta polaridade que dificulta sobremaneira o exercício da comunicação e debates profundos e bem fundamentados, tão pertinentes, e até essenciais, ao desenvolvimento social já referido.

É dentro deste cenário que, no presente ano de 2019, regressamos com a Revista do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania – IDCC. A exemplo do ano de 2018, mantemos o desejo de compartilhar e ser canal de dispersão de conhecimentos, ampliando os debates jurídicos de qualidade e relevância. Emprestando a palavras de Jürgen Habermas, com o firme desejo de contribuir ao fortalecimento da esfera pública democrática.

Com este horizonte, neste primeiro número do volume 04, referente aos meses de janeiro à junho do corrente ano, reunimos artigos que apresentam grande volume de debates em temas primordiais como a abordagem do fenômeno jurídico, ensino à distância, direito e inovação, interpretação jurídica, o pacto federativo brasileiro, as constituições estaduais, segurança jurídica, direitos humanos e dignidade da pessoa humana, liberdade de expressão e pensamento.

Temos certeza de que, pela qualidade dos trabalho e discussões apresentados nesta edição, a leitura auxiliará o estudioso do Direito e da sociedade a aprofundar suas pesquisas e questionamentos, o que só trará consequências positivas ao desenvolvimento da ciência jurídica e de nossa sociedade.Desejamos a todos uma excelente e proveitosa leitura!

Biografia do Autor

Zulmar Fachin, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito (UEL). Mestre em Ciências Sociais (UEL). Bacharel em Direito (UEM). Professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina, no Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Cesumar - Unicesumar. Membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2010-2012). Presidente da Comissão de Estudos Constitucional do Conselho Estadual da OABPR (2008-2009) Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), da Liga Mundial de Advogados Ambientalista, do Centro Latinoamericano de Direito Constitucional (Lima, Peru), da Associação Mundial de Justiça Constitucional (Bogotá, Colômbia). Presidente do IDCC - Instituto de Direito Constitucional e Cidadania. Coordenador do Mestrado Profissional em "Direito, Sociedade e Tecnologias" da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Tem dezenove livros publicados, entre os quais "Curso de Direito Constitucional" (8ª edição, 2019), Teoria do Estado (5ª edição, 2020, em parceria com Rene Sampar) e "20 Anos da Constituição Cidadã". Procurador-Geral do Município de Londrina (2013-2014). Membro Eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Conferencista. Advogado.

Referências

Esse texto não possui referências bibliográficas.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Fachin, Z. (2020). Editorial. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 4(1), 8. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v4n1.editorial