A inserção do estudo do Direito Constitucional no Ensino Básico Escolar Brasileiro

Autores

  • Paulo Roberto Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2821-1374
  • Marcos Cesar de Souza Lima Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v8n1.e073

Palavras-chave:

Direito Constitucional, Cidadania, Educação, LDBEN, Cidadão

Resumo

O presente trabalho tem a pretensão de discutir a respeito da necessidade da Inserção do Estudo do Direito Constitucional no Ensino Básico Brasileiro, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN/1996, responsável por definir todos os princípios, pilares e diretrizes do ensino, a fim de promover o exercício pleno da Cidadania. Demonstrando a importância de se ensinar aos cidadãos sobre seus Direitos e Garantias Fundamentais, Noções sobre Organização do Estado, assim como a Organização dos Poderes, e Ordem Social, temas presentes na Constituição Federal de 1988. Neste trabalho, fora utilizado um modo de abordagem exploratória para entender a necessidade e qual a real possibilidade da eficácia do tema proposto. Isto se funda em uma pesquisa qualitativa, que pretende assimilar e elucidar certas condutas, opiniões e expectativas com o intuito de distinguir o melhor trajeto para a resolução correta sobre a problemática do tema. Para isto, far-se-á uso de pesquisas documentais com base em sites, revistas, jornais, livros e relatórios. Assim como documentos legais para realizar uma pesquisa mais aprofundada, como leis, regulamentos, decretos, regras e normas técnicas. São utilizados também estudos de casos para análise e interpretação, como por exemplo: o programa Direito na Escola que foi iniciado em Minas Gerais por um grupo de professores de Direito que de forma voluntária estão abrindo o caminho para ensino do tal no ensino básico escolar; a Comissão OAB Vai à Escola que leva aos alunos do ensino médio Noções de Direito e Cidadania; além dos Projetos de Lei acerca do tema.

Biografia do Autor

Paulo Roberto, Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.

Marcos Cesar de Souza Lima, Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ (2017), Mestre em Direito pela UGF (2002), possui Especialização em Direito Civil processo Civil pela UGF (1988). Formado em Direito pela UGF (1986).  Professor dos Cursos de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Coordenador do curso de pós-graduação em Gestão Jurídica e Empresarial - Universidade Cândido Mendes (UCAM), Professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Menezes, P. R. A. de O., & Lima, M. C. de S. . (2024). A inserção do estudo do Direito Constitucional no Ensino Básico Escolar Brasileiro. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 8(1), e073. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v8n1.e073