Educação contemporânea e compromissos sociais

algumas notas

Autores

  • Helder Baruffi UNIGRAN, Dourados, MS, Brasil
  • Ana Cristina Baruffi UNIGRAN, Dourados, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v7n2.e068

Palavras-chave:

Sociedade digital, formação docente, inovação

Resumo

O artigo reflete sobre alguns aspectos relevantes que impactam a educação contemporânea e a sala de aula em razão das transformações sociais decorrentes das novas tecnologias de informação e comunicação. O recorte proposto centra-se no eixo educação para a cidadania e inclusão social e o espaço da sala de aula é o fio condutor da reflexão que perpassa sobre a necessidade de incorporar na prática docente e na formação dos professores os avanços das tecnologias de informação, como compromissos sociais. O desafio proposto é avançar além da “Polegarzinha” e avançar além da concepção de que a sala de aula não é mais necessária, bastando um smartfone.

Biografia do Autor

Helder Baruffi, UNIGRAN, Dourados, MS, Brasil

Mestre e Doutor em Educação (UFRJ/USP); Mestre em Direito (PUC-SP). Pós-doutoramento no Instituto de Direito da Família- Universidade de Coimbra (CAPES). Professor titular aposentado da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Professor no curso de Direito da UNIGRAN, da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito – FAPAD.

Ana Cristina Baruffi, UNIGRAN, Dourados, MS, Brasil

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN). Mestre em Direito Processual Civil, subárea Relações Negociais junto a UNIPAR - Universidade Paranaense (2011). Bolsista CAPES (Mestrado). Especialista em Gestão Educacional MBA/USP Esalq (2023). Professora de Direito - graduação e pós-graduação. Pesquisadora. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (2021 atual).

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Baruffi, H., & Baruffi, A. C. (2023). Educação contemporânea e compromissos sociais: algumas notas. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 7(2), e068. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v7n2.e068