A educação remota em tempos de pandemia de Covid-19

uma análise representacional

Autores

  • Cinthya Amaral Santos Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, Brasil
  • Cassira Lourdes De Alcantara Dias Ramos Jubé Advogada inscrita na Ordem dos Advogados de Goiás
  • Carolina Machado Moreira

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v8n1.e076

Palavras-chave:

Saúde, Aula, Ensino, Aprendizagem, Representação

Resumo

O presente artigo tem como tema principal a representação social de alunos, professores e outros sujeitos aleatoriamente escolhidos, em relação a educação remota promovida em tempos de pandemia da Covid-19. O objetivo foi verificar qual o pensamento individual, dentro de uma certa coletividade a respeito do assunto proposto. O desenvolvimento do texto contou com duas partes, a primeira a parte teórica, em que se buscou delinear o conceito de educação, a diferença entre aula remota e EAD (Ensino a distância) e por fim o conceito da teoria da representação social, utilizada pela psicologia social. A segunda parte foi a discussão dos resultados, que foram tratados no Software Iramuteq. Para a colheita de dados foram passados 108 questionários, com duas perguntas de evocação, a primeira com o termo indutor “Educação e pandemia” e a segunda “Aula Remota e aprendizagem”. A primeira evocação foi analisada pela frequência de palavras e gerou como principais os vernáculos “Apreensiva”, “Medo”, “Cansativa” e “Chateada”. Apesar de não terem sido as mais evocadas, há uma interligação delas com as mais repetidas, inclusive dificuldade e internet, o que mostra que os sujeitos da pesquisa viram esse modo de estudo com apreensão e medo, tendo em vista a dificuldade de acesso as novas tecnologias. Isso os levou ao cansaço e a chateação. A segunda pergunta foi tratada na análise de similitude, que gerou uma arvore máxima, tendo palavras centrais “Esforço”, “Estudar”, “dificuldade” e “Internet”. Mais uma vez aparece a expressão dificuldade, ou seja, foi preciso um grande esforço para se estudar utilizando-se da internet e outros programas de computador.

Biografia do Autor

Cinthya Amaral Santos, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, Brasil

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Sociedade, tecnologia e meio ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis. Especialista em Direito Constitucional e Eleitoral (UCG) e Docência Universitária (UCG); graduada em Direito (UniEVANGÉLICA - 1997). Professora efetiva do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Palmeiras de Goiás.Foi coordenadora do Curso de Direito da Fundação Educacional de Goiâs (Faclions), de 2015 a junho de 2016. Professora de Direito Constitucional e Direito Administrativo do Centro Universitário de Goiás (Unianhanguera). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso das duas instituições de ensino acima especificadas. Professora da pós graduação do Centro UniGoiás e da Faculdade Lions. Professora em EAD na faculdade Lions. 

Cassira Lourdes De Alcantara Dias Ramos Jubé, Advogada inscrita na Ordem dos Advogados de Goiás

Mestre em Direitos Humanos pelo Programa Interdisciplinar de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás - Núcleo de Direitos Humanos. Especialista em Direitos Humanos (2002) e Docência Universitária (2003). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001). Atualmente é professora universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Cidadania, Direito Penal e Processual Penal, Direito Internacional, Segurança Pública e Prevenção. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados de Goiás, desde 2005, atuando nos ramos de direito público e privado.

Carolina Machado Moreira

Mestre em Letras - Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012-2013). Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade do Noroeste de Minas (2010-2011). Graduada em Pedagogia pela Faculdade ISCECAP (2018). Graduada em Letras - Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (2007).

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

Santos, C. A., Jubé, C. L. D. A. D. R. ., & Moreira, C. M. . (2024). A educação remota em tempos de pandemia de Covid-19: uma análise representacional. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 8(1), e076. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v8n1.e076