A utilização da reprodução humana assistida e seus efeitos no Direito de Família e Direito Sucessório sob a ótica do princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Mylene Manfrinato dos Reis Amaro Centro Universitário de Maringá – UniCesumar
  • Alessandro Severino Vallér Zenni Centro Universitário de Maringá – UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v4n2.amaro.zenni

Palavras-chave:

Filiação, Feritilização in vitro, Inseminação

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo discutir sobre a reprodução humana assistida e suas consequências jurídicas frente ao Direito de Família e Sucessões, sob a ótica do princípio da dignidade da pessoa humana, principalmente no que tange às relações de parentesco e aos direitos sucessórios do filho, o que faz com que o conceito de filiação e de alguns institutos do direito sucessório sejam repensados. A respeito da temática, destaca-se que a Constituição Federal de 1988 possui como fundamento da democracia e pressuposto de respeito entre os indivíduos a dignidade da pessoa humana. Além disso, o ordenamento brasileiro consagra, além da filiação biológica e jurídica, a filiação civil ou a socioafetiva. E é justamente sob este prisma que o caráter biológico da filiação abre espaço também à afetividade, estendendo o direito de igualdade no âmbito dos direitos sucessórios à filiação adotiva, inclusive àqueles advindos fora da constância do casamento e aos gerados por meio de técnicas de reprodução humana assistida. Por isso, há proibição de qualquer tipo de discriminação ou diferenciação entre os filhos. Nesta perspectiva, é necessário que o Direito de Família e Sucessões seja aplicado de forma que atenda não só aos anseios daqueles que querem ter realizado o seu projeto parental, mas também e, principalmente, que assegure o melhor interesse da criança gerada através das técnicas de reprodução assistida.

Biografia do Autor

Mylene Manfrinato dos Reis Amaro, Centro Universitário de Maringá – UniCesumar

Mestranda em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – UniCesumar, com enfoque nos Direitos da Personalidade e seu alcance na contemporaneidade. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Graduada no Curso de Direito da Instituição de Ensino Superior Unicesumar, da cidade de Maringá-PR (2013-2017). Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior. Membra do grupo de Pesquisa “Proteção Integral da Pessoa: Interações dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais e dos Direitos da Personalidade. Advogada no Paraná.

Alessandro Severino Vallér Zenni, Centro Universitário de Maringá – UniCesumar

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Direito Negocial com área específica em Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e doutorado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Pós-Doutor na Universidade de Lisboa. Atualmente é professor concursado titular em Direito e Processo do Trabalho na Universidade Estadual de Maringá, Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Univel, professor titular - Faculdades Maringá, professor da União de Faculdades Metropolitana de Maringá, professor T-40 do Centro Universitário de Maringá. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito e Processo do Trabalho, Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinariedade, contemporaneidade, trabalho, prova e dignidade.

Referências

ALBUQUERQUE FILHO, Carlos Cavalcanti de. Fecundação artificial post mortem e o Direito Sucessório. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). Família e dignidade humana. São Paulo: IOB Thomson, 2006.

BRASIL. Código Civil (2002). Código Civil: Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso em: 10 de abr. 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. de 2019.

BRASIL. Lei n. 883, de 21 de outubro de 1949. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/1930-1949/L0883.htm. Acesso em: 10 de abr. 2019.

BRASIL. Resolução 2.168/2017 do Conselho Federal de Medicina. Disponível em: http:// www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2015/2121_2015.pd. Acesso em: 10 de abr. 2019.

DIAS, Maria Berenice. Manual das Sucessões. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p.123-124.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 5. ed. São Paulo Revista dos Tribunais, 2009.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Família. 10 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

FARIAS, Edílson Pereira de. Colisão de direitos: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expressão e informação. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris, 1996.

FERNANDES, Tycho Brache. A reprodução assistida em face da bioética: aspectos do direito de família e do direito das sucessões. Florianópolis: Diploma Legal, 2000.FERNANDES, Tycho Brahe. A Reprodução Assistida em face da Bioética e do Biodireito. Ed. Diploma Legal, Florianópolis, SC, 2000, p. 86.

GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Capacidade para testar, para testemunhar e para adquirir por testamento. In: HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes; PEREIRA, Rodrigo da (coords.). Direito das Sucessões. 2. ed. Belo Horizonte Del Rey, 2007.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. São Paulo: Martin Claret, 2004.

LEITE, Eduardo de Oliveira. Procriações artificiais e o direito: aspectos médicos, religiosos, psicológicos, éticos e jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

LÔBO, Paulo. Direito Civil: Famílias. São Paulo: Saraiva, 2009.

LONGNEAUX, Jean Michel. Apud. FÉO, Christina. VIEIRA, Tereza Rodrigues. Eugenia e o Direito de nascer ou não com deficiência: algumas questões em debate. In: VIEIRA, Tereza Rodrigues (org.). Ensaios de bioética e direito. Brasília: Consulex, 2012.

MARQUES, Alessandro Brandão. Questões polêmicas decorrentes da doação de gametas na inseminação artificial heteróloga. Jus Navigandi, Teresina, a. 7, n. 92, 3 out. 2003. Disponível em: http://jus.com.br/revista/texto/4267. Acesso em: 10 de abr. 2019.

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. tomo IV. 2. ed. Coimbra Editora, 1993.

PEREIRA, Sérgio Gischkow. Algumas questões de direito de família na nova constituição. A igualdade na filiação, inclusive para adotados. Revista AJURIS, v. 16, n. 45, mar. 1989.

RABENHORST, Eduardo Ramalho. Dignidade humana e moralidade democrática. Brasília: Brasília Jurídica, 2001.

SARLET, Ingo Wolgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

WELTER, Belmiro Pedro. Igualdade entre as filiações biológica e socioafetiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Amaro, M. M. dos R. ., & Zenni, A. S. V. . (2019). A utilização da reprodução humana assistida e seus efeitos no Direito de Família e Direito Sucessório sob a ótica do princípio da dignidade da pessoa humana. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 4(2), 31-44. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v4n2.amaro.zenni