Direito e Filosofia da Ciência

para pensar as pesquisas em direito, sociedade e tecnologias a partir de Gaston Bachelard

Autores

  • Vinícius da Silva Borba Faculdades Londrina, Londrina, PR, Brasil
  • José Alexandre Ricciardi Sbizera Faculdades Londrina, Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.borba.sbizera

Palavras-chave:

Direito e Filosofia da Ciência, Direito, Sociedade e Tecnologias, Direito e Gaston Bachelard

Resumo

O presente texto articula de maneira pressuposta o Direito e a Filosofia da Ciência para pensar as pesquisas em direito, sociedade e tecnologias a partir de algumas noções do filósofo Gaston Bachelard. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes. Na primeira se problematiza a ciência jurídica nos moldes como é feita atualmente. Na segunda se apresentam alguns pontos do pensamento de Gaston Bachelard, explicando conceitos que podem ser utilizados para explicar e avançar a ciência jurídica. Por fim, pensa-se como as pesquisas em direito, sociedade e tecnologias podem se beneficiar pelo pensamento bachelardiano. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, de abordagem bibliográfica.

Biografia do Autor

Vinícius da Silva Borba, Faculdades Londrina, Londrina, PR, Brasil

Mestrando em Direito, Sociedade e Tecnologia pela Escola de Direito das Faculdades Londrina; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

José Alexandre Ricciardi Sbizera, Faculdades Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Direito e Processo Penal; Professor da Escola de Direito das Faculdades Londrina, em nível de graduação e mestrado.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BACHELARD, Gaston. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

BONTEMS, Vincent. Bachelard. Tradução de Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

CARVALHO, Salo de. Como não se faz um trabalho de conclusão: provocações úteis para orientadores e estudantes de direito. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2013

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 10 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento.

NOBRE, Marcos et alii. O que é pesquisa em direito? São Paulo: Quartier Latin, 2005.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei; GRUBBA, Leilane Serratine. Conhecer direito I: a teoria do conhecimento no século XX e a ciência do direito. Florianópolis: Fundação Boiteaux, 2012.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática: A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Borba, V. da S. ., & Sbizera, J. A. R. . (2020). Direito e Filosofia da Ciência: para pensar as pesquisas em direito, sociedade e tecnologias a partir de Gaston Bachelard. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 5(2), e012. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.borba.sbizera