A representação social dos estudantes de direito e dos profissionais da área jurídica na perspectiva do ensino jurídico no Brasil

Autores

  • Cinthya Santos UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Ana Valéria Miranda de Jesus Ribeiro
  • Humberto César Machado
  • Renata Assunpcao Marmori Crucciolli

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v6n1.e016

Palavras-chave:

Representação, Direito, Bacharel, Pesquisa

Resumo

O presente tema buscou estudar a respeito da Representação Social dos Estudantes de Direito e profissionais que atuam na área jurídica, em uma análise do ensino jurídico no Brasil. A problemática levantada baseou-se na evolução e no sistema representacional dos entrevistados, diante da realidade dos cursos de bacharelado, na atualidade. Fez-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual se apresentou a evolução do ensino do Direito no mundo, principalmente na Europa e no Brasil. Em um segundo momento, analisou-se a teoria da psicologia social, acima especificada, mediante seu conceito e sua abordagem histórica. Por fim, pautou-se na discussão dos resultados, coletados na pesquisa de campo, em que houve a participação de 108 sujeitos, divididos entre acadêmicos, professores e juristas. As respostas foram tratadas no software Iramuteq, chegando-se ao possível núcleo central que se refere ao formalismo, à lei, à justiça e a ser bacharel. Em uma análise minuciosa, chegou-se à conclusão de que as pessoas que participaram do estudo representam o ensino jurídico no Brasil como um curso formal, em que são ensinadas somente as leis e a doutrina. Mas, ao mesmo tempo, para aqueles que buscam a justiça, é preciso cursá-lo para tornar-se um bacharel. Por meio do exercício da profissão é que se acionará o Judiciário, em busca do que é justo.

Biografia do Autor

Cinthya Santos, UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Sociedade, tecnologia e meio ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis. Especialista em Direito Constitucional e Eleitoral (UCG) e Docência Universitária (UCG); graduada em Direito (UniEVANGÉLICA - 1997). Foi coordenadora do Curso de Direito da Fundação Educacional de Goiâs (Faclions), de 2015 a junho de 2016. Professora de Direito Constitucional e Direito Administrativo do Centro Universitário de Goiás (Unianhanguera). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso das duas instituições de ensino acima especificadas. Professora da pós graduação do Centro Unianhanguera e da Faculdade Lions. Professora em EAD na faculdade Lions.

Ana Valéria Miranda de Jesus Ribeiro

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (2013) e graduação em Farmácia Bioquímica - Faculdades Objetivo (1995) . Atualmente é consultora sem vínculo empregatício da Associação dos Hospitais de Alta Complexidade do Estado de Goiás.Ex Coordenadora do curso de direito da Fundação Educacional de Goiás, professora da Fundação Educacional de Goiás e professora - Uni-Anhanguera .Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoria contínua de processos​, processo civil , direito de família e sucessões, direito empresarial , direito constitucional e mediação conciliação e arbitragem. . Advogada nas áreas de direito civil , direito de família e sucessões, consumidor, médico , animal e administrativo. Conciliadora e Mediadora Judicial, habilitada em Constelação Sistêmica Familiar e mestranda da Escola Paulista de Direito - EPD, no mestrado de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

Humberto César Machado

Pós Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO (2016); Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO (2013); Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO (2006), Especialista em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2002), Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1996), Graduado em Pedagogia pela ISCECAP (2018), Graduado em Letras pela FAFIBE (2019), Elemento Credenciado Fatores Humanos e Prevenção de Acidentes Aéreos pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Professor Coreógrafo e Dançarino de Salão; Membro do Comitê de Ética e Pesquisa e Professor da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - GO)

Renata Assunpcao Marmori Crucciolli

Mestrado Multidisciplinar em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2011); Pós-Graduação em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC (2002); Pós-Graduação em Linguística Aplicada a Língua e a Literatura pela Faculdade Apogeu (2012); ? Pós-Graduação em Direito Empresarial pela LFG. (2014); Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior- Faculdade Ávila (2015); ? Pós-Graduação em Psicopedagogia- Faculdade Ávila (2016); Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás- UEG (1999); Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica (2009); Complementação em Português pela Fundação Antares de Ensino Superior- Faespe (2011);  Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Antares de Ensino Superior - Faespe (2014); Curso Superior em Gestão em Logística pela Faculdade Ávila (2015); Curso Superior em Gestão em Recursos Humanos pela Faculdade Ávila. (2015)

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Santos, C., Miranda de Jesus Ribeiro, A. V., César Machado, H., & Assunpcao Marmori Crucciolli, R. (2021). A representação social dos estudantes de direito e dos profissionais da área jurídica na perspectiva do ensino jurídico no Brasil. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 6(1), e016. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v6n1.e016