Notas sobre a separação constitucional do poder político como instrumento de preservação da liberdade

Autores

  • Mariana Lourenço Monteiro Faculdade Gama e Souza, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  •  Anna Carolina Cunha Pinto Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n1.monteiro.pinto

Palavras-chave:

Estado, Separação de Poderes, Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado

Resumo

O presente artigo busca realizar uma exploração teórica da forma como a teoria da separação dos poderes – concebida inicialmente como forma de enfraquecer o Estado-, foi se tornando problemática com a evolução da sociedade. Na medida em que o Estado foi sendo mais e mais demandado, uma legislação mais numerosa e mais técnica foi tornando-se necessária, algo incompatível com os modelos tradicionais de separação de poderes.Concebendo-a como um sistema que conjuga legislativo, executivo e judiciário harmônicos e independentes entre si, Montesquieu não concebeu atribuições internas ao Estado, exceto julgar e punir os indivíduos que não cumprissem as leis - trata-se do Estado mínimo que será consagrado mais adiante pelo liberalismo, não havendo grande preocupação com a sua eficiência até aquele momento (século XVIII), e sim com a garantia da liberdade individual.A despeito de haver contribuído para a conformação dos Estados democráticos modernos, propomos pensar a teoria da separação dos poderes num cenário em que se coloca a questão da eficiência do Estado e de como garanti-la sem atentar diretamente contra a separação dos poderes. Propomos considerar o fato de que tais exigências requerem do Estado um maior dinamismo e sua presença constante na vida social, conciliando a necessidade de eficiência com os princípios democráticos, algo que se incompatibiliza muitas vezes com a tradicional separação de poderes.

Biografia do Autor

Mariana Lourenço Monteiro, Faculdade Gama e Souza, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF. Professora do Curso de Direito na Faculdade Gama e Souza (RJ).

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6533454338422679 

 Anna Carolina Cunha Pinto, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF. Professora da Pós Graduação em Criminologia, Processo e Direito Penal da UCAM (RJ).

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3281746200455908

Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-7842-9905

Referências

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 23ª edição. São Paulo: Malheiros, 2008.

CITTADINO, Gisele- Poder Judiciário, ativismo judicial e democracia. Revista da Faculdade de Direito de Campos, ano II, nº2 e ano III, nº3, 2001-2002.

DALLARI, Dalmo de Abreu.Elementos de Teoria Geral do Estado. 33ª edição 5ª tiragem São Paulo: Saraiva, 2018.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou a matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Tradução de Sérgio Bath. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1994. 3ª edição.

MAUS, Ingeborg.Judiciário como superego da sociedade – o papel da atividade jurisprudencial na “sociedade órfã”, Novos Estudos, CEBRAP, No.58, Nov.2000, pp.183-202.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet Branco. Curso de Direito Constitucional. 6ª edição. São Paulo: Saraiva, 2011.

MENEZES, Aderson. Teoria Geral do Estado. 8ª edição. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2005.

MONTESQUIEU, Barão de. Do espírito das Leis. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Monteiro, M. L. ., & Pinto, AnnaC.C. (2020). Notas sobre a separação constitucional do poder político como instrumento de preservação da liberdade. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 5(1), 140-153. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n1.monteiro.pinto