Sistemas de impeachment no Brasil em nível nacional e subnacional

breve panorama comparativo

Autores

  • Luís Fernando Sgarbossa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil
  • Geziela Iensue Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.sgarbossa.iensue

Palavras-chave:

Impeachment, modelo cameral, modelo de tribunal especial, Direito Constitucional Estadual brasileiro

Resumo

O impeachment é um importante instituto de origem anglo-americana presente no sistema constitucional brasileiro, mas pouco estudado em nível estadual. Recentemente diversos pedidos de impedimento de governadores acabaram por trazer à baila questões relativas às diferenças entre os modelos adotados em nível federal e em nível estadual e distrital. O presente estudo, após a contextualização histórica do tema, identifica os modelos existentes e, valendo-se de uma perspectiva comparativa, examina as semelhanças e diferenças entre o mecanismo de responsabilidade político-jurídica em nível nacional e subnacional no Brasil. Examinando questões como a assimetria entre o legislativo federal bicameral e os legislativos subnacionais unicamerais, o artigo evidencia que a despeito do modelo cameral de impeachment ser adotado pela Constituição de 1988, o Direito Constitucional Estadual acaba por encampar o modelo de tribunal especial, bem como as peculiares razões de tal situação, notadamente a aplicação da Lei n. 1.079/50 como lei nacional pelo Supremo Tribunal Federal e consequente imposição do modelo por ela estabelecido como modelo subsidiário como paradigma de observância obrigatória pelos constituintes estaduais.

Biografia do Autor

Luís Fernando Sgarbossa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Líder do Núcleo de Pesquisa em Estado e Política – NUPEPOL e Coordenador do Projeto de Pesquisa Observatório Constitucional: Direito Constitucional Comparado interno e externo.

Geziela Iensue, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Observatório Constitucional: Direito Constitucional Comparado interno e externo.

Referências

BARBOSA FILHO, Claudio Roberto. Quando a emenda é pior que o soneto: o processo de impeachment dos governadores e o Supremo Tribunal Federal. Revista do Legislativo Paranaense, Curitiba, n. 2, pp. 155-171, ago. 2018.

BRENNAN, Jason. Contra la democracia. Trad. Ramón González Ferriz. Zalla: Ediciones Deusto, 2017.

COUTO, Cláudio Gonçalves; ABSHER-BELLON, Gabriel Luan. Imitação ou coerção? Constituições estaduais e centralização federativa no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 52, v. 2, pp. 321-344, mar.-abr. 2018.

FACHIN, Zulmar. Curso de Direito Constitucional. 6 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

FERNANDES, Flávio Sátiro; BONAVIDES, Paulo. História Constitucional dos Estados Brasileiros. São Paulo: Malheiros, 2014.

FIGUEIREDO, Paulo de. Impeachment: sua necessidade no regime presidencial. Revista de Informação Legislativa. Brasília, v. 2, n. 6, pp. 31-46, jun. 1965.

GINSBURG, Tom; POSNER, Eric. Subconstitutionalism. Stanford Law Review, v. 62, n. 6, pp. 1583-1628, jun. 2010.

IENSUE, Geziela; SGARBOSSA; Luís Fernando. Revisibilidade judicial de decisões destituintes resultantes de responsabilidade política: uma análise a partir de diferentes contextos institucional. Revista de Direito Brasileira – RDB, São Paulo, v. 14, n. 6, pp. 264-285, maio/ago. 2016.

IENSUE, Geziela; SGARBOSSA; Luís Fernando. Democracia e responsabilidade: breve análise dos instrumentos de responsabilização política nas democracias contemporâneas. A & C Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, a. 17, n. 70, pp. 145-173, out./dez. 2017.

LEONCY, Léo Ferreira. Controle de Constitucionalidade Estadual: as normas de observância obrigatória e a defesa abstrata da Constituição do Estado-membro. São Paulo: Saraiva, 2007.

PIRES, Thiago Magalhães. Curso de Direito Constitucional Estadual e Distrital. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020.

ROSANVALLON, Pierre. La Contrademocracia: la política en la era de la desconfianza. Buenos Aires: Manantial, 2007.

TRIGUEIRO, Oswaldo. Direito Constitucional Estadual. Rio de Janeiro: Forense, 1980.

VAN REYBROUCK, David. Against Elections: The Case for Democracy. Trad. Liz Waters. Londres: The Bodley Head, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Sgarbossa, L. F. ., & Iensue, G. . (2020). Sistemas de impeachment no Brasil em nível nacional e subnacional: breve panorama comparativo. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 5(2), e013. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.sgarbossa.iensue