Transparência fiscal, sigilo e a relação republicana fisco e contribuinte
DOI:
https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v4n2.oliveiraPalavras-chave:
Transparência Fiscal, Sigilo Fiscal, Direito Tributário, Relação Fisco x ContribuinteResumo
O surgimento da Era da Transparência ocasionou ações de governo voltadas para a troca de informações internacionais de ordem fiscal. Medidas mais refinadas de acesso e fornecimento de dados por instituições bancárias – que foram envolvidas na política internacional deste jaez – foram adotadas e surge, aqui, questões não só de ordem econômica, mas, também, sociais, de redistribuição de renda e controle do capital. A transparência também se fez notar nos atos de governo. O objetivo é o controle social do uso dos recursos arrecadados. Quanto se arrecada? Em que se emprega o dinheiro público? Qual o tamanho do Estado? Conscientização do cidadão fiscal passa pela boa gestão governamental dos recursos públicos. A “quebra” do sigilo fiscal foi desmistificada. Acesso e, não, quebra. Acesso por órgãos com competência funcional para controle de dados, identificação do patrimônio e renda do contribuinte. Informação fiscal. Transparência acerca da capacidade econômica do contribuinte. O artigo propõe investigar, sob o prisma da moral tributária, a transparência e o sigilo, seja por parte do Fisco, seja por parte do Contribuinte.
Referências
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma das regras do jogo. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. CAIS, Cleide Previstalli. Sigilo Fiscal de Pessoa Física e Jurídica / Público e Privado. In: Transparência Fiscal e Desenvolvimento. Homenagem ao Professor Isaias Coelho. Eurico Marcos Diniz de Santi.[et al.]. 1.ed. São Paulo: FISCOSoft Editora, 2013. pp.329-347. CAVALCANTE, Denise Lucena. A Atuação da Administração Fazendária após a Lei. 12.527/2011: a questão do acesso às informações fiscais. In: Transparência Fiscal e Desenvolvimento. Homenagem ao Professor Isaias Coelho. Eurico Marcos Diniz de Santi...[et al.]. 1.ed. São Paulo: FISCOSoft Editora, 2013. pp.119-139. DERZI, Misabel Abreu Machado, FONSECA, Fernando Daniel de Moura Fonseca. A transparência fiscal e o controle da concorrência tributária como fatores de harmonização, em busca da globalização econômica mais eficiente e socialmente mais justa: uma análise do processo brasileiro de convergência ao padrão contábil internacional. In: Transparência Fiscal e Desenvolvimento. Homenagem ao Professor Isaias Coelho. Eurico Marcos Diniz de Santi.[et al.]. 1.ed. São Paulo: FISCOSoft Editora, 2013. pp.417-442.
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL. Manual de Transparência Fiscal. Disponível em: < https://www.imf.org/external/np/fad/trans/por/manualp.pdf>. Pesquisa realizada em 14 de março de 2016.
GRADIOLONE, Cláudio. Sigilo à americana: Estados Unidos não assinam o acordo internacional de transferência de dados sobre investidores e se tornam o mais novo – e atraente – paraíso fiscal do mundo. Disponível em: . Pesquisa realizada em 12 de março de 2016.
MATOS, Antonio Newton Soares de. As despesas sigilosas do governo e o orçamento. In: Revista do TCU. maio/ ago 2000. Disponível em: . Consulta realizada em 13.03.2016.
NÚCLEO DE ESTUDOS FISCAIS DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Índice de Transparência. Disponível em: . Pesquisa realizada em 14 de março de 2016.
REZENDE, Fernando. Transparência ou Ilusão Fiscal? In: Transparência Fiscal e Desenvolvimento. Homenagem ao Professor Isaias Coelho. Eurico Marcos Diniz de Santi.[et al.]. 1.ed. São Paulo: FISCOSoft Editora, 2013. pp.237-252.
RIBEIRO, Ricardo Lodi. STF coloca o Brasil entre os países que levam transparência fiscal a sério. In: Revista Consultor Jurídico, OPINIÃO. 19 de fevereiro de 2016, Disponível em :< http://www.conjur.com.br/2016-fev-19/ricardo-lodi-stf-acerta-levar-serio-transparencia-fiscal?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook#sdfootnote7anc> Pesquisa realizada em 14 de março de 2016. ROCHA, Sérgio André. O sigilo bancário está “morto”: STF alinha o Brasil ao Padrão Global de Transparência. In: O JOTA. Disponível em: Pesquisa realizada em 03-03-2016
ROCHA, Sérgio André. Troca internacional de informações para fins fiscais. São Paulo: Quartier Latin, 2015.
RUBINSTEIN, Flávio. Notas sobre a Transparência Fiscal no Direito Financeiro. . In: Orçamentos públicos e direito financeiro. CONTI, José Maurício. SCAFF, Fernando Facuty (orgs.). São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. pp.869-910.
SCAFF, Fernando Facury. Direitos fundamentais e orçamento: despesas sigilosas e o direito à verdade. In: Orçamentos públicos e direito financeiro. CONTI, José Maurício. SCAFF, Fernando Facuty (orgs.). São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. pp. 215-231
STIGLITZ, Joseph E. Sobre Liberdade, o Direito de Conhecer e o Discurso Público: o papel da transparência na vida pública. In: Transparência Fiscal e Desenvolvimento. Homenagem ao Professor Isaias Coelho. Eurico Marcos Diniz de Santi.[et al.]. 1.ed. São Paulo: FISCOSoft Editora, 2013. pp. 47-96.
TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de direito constitucional financeiro e tributário: valores e princípios constitucionais tributários. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniela Olímpio de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.