Diretrizes para avaliadores
Fluxo de avaliação
Os artigos submetidos passam por uma avaliação inicial, realizada pela equipe editorial. Nessa etapa, são verificados os aspectos de adequação ao foco e escopo do periódico, assim como aqueles relacionados à parte formal da apresentação do conteúdo (formatação textual, normas de apresentação de referências bibliográficas, preenchimento de metadados, entre outros). Havendo inadequação dos elementos citados, a Revista do IDCC pode recusar a submissão, não enviando o texto para avaliação por pares. A equipe editorial também pode solicitar uma reformulação a fim de possibilitar outras etapas de avaliação.
Considerando-se a adequação do artigo submetido, este é encaminhado à avaliação por pares. Pelo menos dois pareceristas analisam o texto, realizando a avaliação de seu conteúdo a partir do formulário abaixo apresentado. Os pareceristas podem recomendar a publicação (com ou sem reformulações) ou a rejeição do texto.
A fim de diversificar o conselho consultivo, ao menos 50% dos pareceristas ad hoc são externos ao Estado do Paraná.
A decisão final para a publicação ou não do texto, porém, cabe ao editor designado responsável pela submissão.
Formulário de avaliação por pares
Aresenta-se abaixo uma cópia do formulário utilizado pela Revista do IDCC. Campos de preenchimento obrigatório são identificados com asterisco:
Prezado parecerista, observe atentamente cada um dos itens da presente avaliação. Os critérios de análise objetiva devem ser respondidos, conforme as opções dispostas, entre 1 (Muito inadequado) e 4 (Muito adequado).
Além desses campos, o formulário conta com uma caixa de texto, livre e de preenchimento opcional, para comentários. Use esse espaço para análises, recomendações, síntese da avaliação ou outro conteúdo conforme seus próprios critérios.
Por fim, é preciso informar o parecer final sobre o artigo, cujas opções são fixas e detalhadas no própio item.
Originalidade, relevância e contribuição para a área do Direito*
Estrutura, organização, clareza e coerência do texto*
Adequação do título e do resumo*
Alcance dos objetivos*
Análise dos dados em articulação com o referencial teórico adotado*
Pertinência e atualização da bibliografia*
Revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT*
Comentários livres: análises e recomendações.
Parecer final quanto à publicação*