Responsabilidade civil da empresa de logística no comércio eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v9n1.e101Palavras-chave:
Código de Defesa do Consumidor, Empresa de Logística, Responsabilidade civil, Prazos de entregaResumo
Este artigo visa analisar os aspectos legais e jurisprudenciais relacionados à logística no comércio eletrônico, adotando uma abordagem interdisciplinar. Embora o comércio eletrônico seja uma área amplamente reconhecida, o foco geralmente recai sobre o funcionamento do estabelecimento virtual, com menos atenção às questões logísticas. O estudo apresenta os principais conceitos de logística e os contratos pertinentes, com destaque para o contrato de transporte, uma vez que os produtos são entregues aos clientes fora do estabelecimento físico. A pesquisa examina a legislação relevante, incluindo o Código Civil e a Lei nº 11.442. Em um contexto em que atrasos e danos nas entregas podem impactar significativamente a satisfação do consumidor, qual é o alcance e a natureza da responsabilidade civil das empresas de logística no comércio eletrônico? Para abordar o problema de pesquisa proposto, a metodologia utilizada será a revisão bibliográfica, sendo análise da literatura existente sobre a responsabilidade civil. Tendo como objetivo geral deste estudo examinar e compreender a responsabilidade civil das empresas de logística no contexto do comércio eletrônico, analisando como as disposições legais e jurisprudenciais regulam essa responsabilidade e identificando os desafios enfrentados por essas empresas para cumprir com suas obrigações legais e contratuais. E como objetivo específico analisar as normas legais e identificar e interpretar as disposições do Código Civil Brasileiro, do Código de Defesa do Consumidor e da Lei nº 11.442/2007 relacionadas à responsabilidade civil das empresas de logística no comércio eletrônico. Constatou-se que a jurisprudência atribui responsabilidade objetiva ao transportador por extravio de mercadorias, mas isenta-o em casos de furto ou roubo, considerando-os eventos imprevisíveis que transferem o risco ao fornecedor.
Referências
AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
Atraso na Entrega - Saiba seus direitos e o que fazer! Disponível em: <https://www.rosenbaum.adv.br/atraso-na-entrega-saiba-seus-direitos/>. Acesso em: 8 maio. 2024.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. Tradução: Raul Rubenich. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 97.
BORGHETTI, G. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR DE MERCADORIAS. Disponível em: <https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/41d66fb9-af5a-4a3e-a7f0-df4e573f7b85/content>. Acesso em: 9 maio. 2024.
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. 14. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2017. p. 187.
CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. Tradução: Mauro de Campos Silva. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning,2007,p.3.
Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 35. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 16 ago. 2024.
DINIZ, M. H. Curso de Direito Civil Brasileiro. 24 ed.,v. 7. São Paulo: Saraiva, 2010
GOMES, Orlando. Direito Civil - Parte Geral e Obrigações. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 88.
GOMES, Orlando. Responsabilidade Civil. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 23.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Contratos. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2021. p. 112.
LIMA, José Roberto. Logística e Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2018. p. 102.
Responsabilidade civil no transporte de cargas. Disponível em: <https://barioniemacedo.adv.br/responsabilidade-civil-transporte-cargas-mercadorias/>. Acesso em: 8 maio. 2024.
ZERRENER, M. Responsabilidade civil da transportadora e empresa de logística. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/depeso/397943/responsabilidade-civil-da-transportadora-e-empresa-de-logistica>. Acesso em: 8 maio. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo Bezerra Leão, Fábio Fernandes Neves Benfatti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.