Responsabilidade civil da empresa de logística no comércio eletrônico

Autores

  • Leonardo Bezerra Leão
  • Fábio Fernandes Neves Benfatti

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v9n1.e101

Palavras-chave:

Código de Defesa do Consumidor, Empresa de Logística, Responsabilidade civil, Prazos de entrega

Resumo

Este artigo visa analisar os aspectos legais e jurisprudenciais relacionados à logística no comércio eletrônico, adotando uma abordagem interdisciplinar. Embora o comércio eletrônico seja uma área amplamente reconhecida, o foco geralmente recai sobre o funcionamento do estabelecimento virtual, com menos atenção às questões logísticas. O estudo apresenta os principais conceitos de logística e os contratos pertinentes, com destaque para o contrato de transporte, uma vez que os produtos são entregues aos clientes fora do estabelecimento físico. A pesquisa examina a legislação relevante, incluindo o Código Civil e a Lei nº 11.442. Em um contexto em que atrasos e danos nas entregas podem impactar significativamente a satisfação do consumidor, qual é o alcance e a natureza da responsabilidade civil das empresas de logística no comércio eletrônico? Para abordar o problema de pesquisa proposto, a metodologia utilizada será a revisão bibliográfica, sendo análise da literatura existente sobre a responsabilidade civil.  Tendo como objetivo geral deste estudo examinar e compreender a responsabilidade civil das empresas de logística no contexto do comércio eletrônico, analisando como as disposições legais e jurisprudenciais regulam essa responsabilidade e identificando os desafios enfrentados por essas empresas para cumprir com suas obrigações legais e contratuais. E como objetivo específico analisar as normas legais e identificar e interpretar as disposições do Código Civil Brasileiro, do Código de Defesa do Consumidor e da Lei nº 11.442/2007 relacionadas à responsabilidade civil das empresas de logística no comércio eletrônico. Constatou-se que a jurisprudência atribui responsabilidade objetiva ao transportador por extravio de mercadorias, mas isenta-o em casos de furto ou roubo, considerando-os eventos imprevisíveis que transferem o risco ao fornecedor.

Biografia do Autor

Leonardo Bezerra Leão

Graduado em Direito pela Escola de Direito das Faculdades Londrina.  E-mail: leonardo.guner@hotmail.com.

Fábio Fernandes Neves Benfatti

Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Messina, UNIME, Itália. E-mail: benfatti@hotmail.com.

Referências

AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.

Atraso na Entrega - Saiba seus direitos e o que fazer! Disponível em: <https://www.rosenbaum.adv.br/atraso-na-entrega-saiba-seus-direitos/>. Acesso em: 8 maio. 2024.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. Tradução: Raul Rubenich. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 97.

BORGHETTI, G. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR DE MERCADORIAS. Disponível em: <https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/41d66fb9-af5a-4a3e-a7f0-df4e573f7b85/content>. Acesso em: 9 maio. 2024.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. 14. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2017. p. 187.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. Tradução: Mauro de Campos Silva. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning,2007,p.3.

Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 35. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 16 ago. 2024.

DINIZ, M. H. Curso de Direito Civil Brasileiro. 24 ed.,v. 7. São Paulo: Saraiva, 2010

GOMES, Orlando. Direito Civil - Parte Geral e Obrigações. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 88.

GOMES, Orlando. Responsabilidade Civil. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 23.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Contratos. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2021. p. 112.

LIMA, José Roberto. Logística e Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2018. p. 102.

Responsabilidade civil no transporte de cargas. Disponível em: <https://barioniemacedo.adv.br/responsabilidade-civil-transporte-cargas-mercadorias/>. Acesso em: 8 maio. 2024.

ZERRENER, M. Responsabilidade civil da transportadora e empresa de logística. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/depeso/397943/responsabilidade-civil-da-transportadora-e-empresa-de-logistica>. Acesso em: 8 maio. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-16

Como Citar

Leão, L. B. ., & Benfatti, F. F. N. . (2025). Responsabilidade civil da empresa de logística no comércio eletrônico. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 9(1), e101. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v9n1.e101