A formação do bacharel em Direito

as metodologias ativas de aprendizagem como ferramenta de construção da cidadania

Autores

  • Mariana Fordellone Rosa Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.cruz

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Cidadania, Formação em Direito

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre as metodologias ativas de ensino para o desenvolvimento da formação humanística do bacharel em Direito, voltada para o exercício da cidadania. É resultado de revisão de literatura, tendo como principais referências Berbel (1998); Cury (2002; 2009); Lander (2005); Morin (2012, 2013, 2015), entre outros. As metodologias ativas possibilitam ao aluno o exercício de protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, bem como problematizar a realidade a partir de suas vivências e conhecimentos adquiridos de forma interativa e interdisciplinar. O horizonte das metodologias ativas é fortalecer a cidadania.

Biografia do Autor

Mariana Fordellone Rosa Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Mariana Fordellone Rosa Cruz é bacharel em Direito e doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Cruz, M. F. R. (2020). A formação do bacharel em Direito: as metodologias ativas de aprendizagem como ferramenta de construção da cidadania. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 5(2), e003. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.cruz