Rousseau

Lições para o contemporâneo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v3n1.gonzaga

Palabras clave:

Igualdade, Jean Jacques Rousseau, Contrato Social, Estado de Natureza

Resumen

O presente artigo busca examinar o conteúdo do principio da igualdade à luz do pensamento do contratualista suíço Jean Jacques Rousseau em suas obras políticas. A análise parte da obra O discurso da Origem da Desigualdade entre os Homens e se finda com a analise de alguns conceitos de O Contrato Social.

Biografía del autor/a

Álvaro de Azevedo Gonzaga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Livre Docente em Filosofia do Direito pela PUC/SP. PósDoutorados na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e na Universidade de Coimbra. Doutor, Mestre e graduado em Direito pela PUC/ SP. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Professor concursado da Faculdade de Direito da PUC/SP, tanto na Graduação como na PósGraduação Stricto Sensu. Professor e coordenador da OAB no Curso Fórum. Membro do Instituto Euro-Americano de Derecho Constitucional, na Condição de Membro Internacional. Expresidente do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais. Coordenador, autor e coautor de inúmeras obras e artigos. Advogado.

Citas

ROUSSEAU, Jean Jacques; Discurso Sobre a Origem da Desigualdade. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

ROUSSEAU, Jean Jacques. O Contrato Social. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FORTES, Luiz Roberto Salinas, Rousseau. São Paulo: FTD, 1989.

NASCIMENTO, Milton Meira. O contrato social – entre a escala e o programa, in Revista Discurso, número 1. Polis, p.119 à 129. São Paulo, 1988.

Publicado

2020-08-20

Cómo citar

Gonzaga, Álvaro de A. . (2020). Rousseau: Lições para o contemporâneo. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 3(1), 126-134. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v3n1.gonzaga