Direito e Filosofia da Ciência
para pensar as pesquisas em direito, sociedade e tecnologias a partir de Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.borba.sbizeraPalavras-chave:
Direito e Filosofia da Ciência, Direito, Sociedade e Tecnologias, Direito e Gaston BachelardResumo
O presente texto articula de maneira pressuposta o Direito e a Filosofia da Ciência para pensar as pesquisas em direito, sociedade e tecnologias a partir de algumas noções do filósofo Gaston Bachelard. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes. Na primeira se problematiza a ciência jurídica nos moldes como é feita atualmente. Na segunda se apresentam alguns pontos do pensamento de Gaston Bachelard, explicando conceitos que podem ser utilizados para explicar e avançar a ciência jurídica. Por fim, pensa-se como as pesquisas em direito, sociedade e tecnologias podem se beneficiar pelo pensamento bachelardiano. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, de abordagem bibliográfica.
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, Gaston. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
BONTEMS, Vincent. Bachelard. Tradução de Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
CARVALHO, Salo de. Como não se faz um trabalho de conclusão: provocações úteis para orientadores e estudantes de direito. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2013
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 10 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento.
NOBRE, Marcos et alii. O que é pesquisa em direito? São Paulo: Quartier Latin, 2005.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; GRUBBA, Leilane Serratine. Conhecer direito I: a teoria do conhecimento no século XX e a ciência do direito. Florianópolis: Fundação Boiteaux, 2012.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática: A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vinícius da Silva Borba, José Alexandre Ricciardi Sbizera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.