Educação contemporânea e compromissos sociais
algumas notas
DOI:
https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v7n2.e068Palabras clave:
Sociedade digital, formação docente, inovaçãoResumen
O artigo reflete sobre alguns aspectos relevantes que impactam a educação contemporânea e a sala de aula em razão das transformações sociais decorrentes das novas tecnologias de informação e comunicação. O recorte proposto centra-se no eixo educação para a cidadania e inclusão social e o espaço da sala de aula é o fio condutor da reflexão que perpassa sobre a necessidade de incorporar na prática docente e na formação dos professores os avanços das tecnologias de informação, como compromissos sociais. O desafio proposto é avançar além da “Polegarzinha” e avançar além da concepção de que a sala de aula não é mais necessária, bastando um smartfone.
Citas
AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; QUEIROZ, Damiana Eulinia de. S Tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.39, e39080, 2023.
ARAÚJO, Gilda Cardoso de. Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: "o problema maior é o de estudar". Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 279-292, jan./abr. 2011. Disponível em: 21.indd (scielo.br).
BARUFFI, Helder. O direito à educação e eficácia: um olhar sobre a positivação e inovação constitucional. Revista Jurídica Unigran, v. 23, p. 43-56, 2010.
BARUFFI, Helder; BARUFFI, Ana Cristina. Engajamento social e práticas pedagógicas inovadoras na ação docente– desafios contemporâneos. Revista Direito & Paz, São Paulo, ano XVI, n. 48, p. 328-345. Disponível em: Vista do Engajamento social e práticas pedagógicas inovadoras na ação docente (unisal.br)
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto N° 9.057, de 25 de maio de 2017.
Diário Oficial da União. Brasília, 26/05/2017, Seção 1, págs. 03 e 04. Disponível em: D9057 (planalto.gov.br)
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto n. 9.235 de 15 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União. Brasília, 8/12/2017. Disponível em: D9235 (planalto.gov.br)
BRASIL. Lei n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. Diário Oficial da União. Brasília, 19/8;2020. Disponível em: L14040 (planalto.gov.br).
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União. Brasília, 31/12/2018, Edição: 250, Seção: 1, Página: 59. Disponível em: PORTARIA Nº 1.428, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 - Imprensa Nacional (in.gov.br).
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União. Brasília, 11/12/2019, Edição: 239, Seção: 1, Página: 131. Disponível em: PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 - PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 - DOU - Imprensa Nacional (in.gov.br).
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União. Brasília, 18/03/2020. Disponível em: Portaria nº 343-20-mec (planalto.gov.br)
CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Editorial. Ciênc. educ. (Bauru) 23 (1), Jan-Mar 2017. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2008.
CIRÍACO, Flávia Lima. Inclusão: um direito de todos. Revista Educação Pública, v. 20, nº 29, 4 de agosto de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/29/inclusao-um-direito-de-todos.
COELHO, Patricia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins; MATTAR NETO, João Augusto. Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1077-1094, jul./set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623674528
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Juízo 100% digital. Disponível em: Juízo 100% Digital - Portal CNJ. Acesso em: 20 de junho de 2023.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo: Vestígio, 2021.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009, p. 203. Disponível em: SciELO - Brasil - A qualidade da educação: perspectivas e desafios A qualidade da educação: perspectivas e desafios.
GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino Remoto Emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS-UFRN, 2020.
GOERGEN, Pedro. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE e as políticas públicas em educação. Seção especial - 40 anos: EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, 40, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6LxHxWLNCrMY9BJ8FTZMmqq/#
IVENICKI, Ana. Novos Tempos na Educação? Desafios multiculturais. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.31, n.118, p. 1-7, jan./mar. 2023, e0230001.
KRUPPA, Sonia Maria Portella et al. Educação na pandemia. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/educacao-na-pandemia.pdf. Acesso em: 6 jun. 2023.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIMA NETO, Newton Vieira; CARVALHO, Alexandra Bittencourt de. Letramento digital: breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores. Texto Livre. Linguagem e tecnologia, Belo Horizonte, v.15, e40207, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40207.
LOUREIRO, Ana Claudia; MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António José. Competência digital docente: linhas de orientação dos referenciais. Texto livre: linguagem e tecnologia, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 163-181, mai.-ago. 2020. Disponível em: Vista do Competência digital docente (ufmg.br).
MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.28, n.4, out.-dez. 2021, p.1263-1267. Disponível em: TESTEMUNHOS_RodrigoMagalhaes.indd (scielo.br).
MORAN, José. Os Avanços e Desafios da educação híbrida. Revista Eletrônica Educação Transformadora. São Paulo, 2021. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2021/01/desafios_hibrido.pdf.
MARQUES, Jardel Delgado. Educação a distância no contexto da pandemia da covid-19: uma alternativa democrática ou segregadora? Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial II, p. 416-429, jun.-out. 2020. “Educação e Democracia em Tempos de Pandemia”. DOI: 10.12957/riae.2020.52294. p. 427. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52294. Acesso em: 15 maio 2023.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira; D´ANTINO, Maria Eloísa Famá. Inclusão Social de Pessoas com Deficiências e Necessidades Especiais: cultura, educação e lazer. Saúde Soc. São Paulo, v.20, n.2, p.377-389, 2011.
MOURA, Adelina. Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “geração polegar”. In: DIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009. p. 49-77. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10056/1/Moura%20%282009%29%20Challenges.pdf.
OLIVEIRA, Marcos Antonio de; ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de. Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Revista Educação Pública - Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação (cecierj.edu.br).
SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Espaço temático: política, ciência e mundo das redes. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, set./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p429.
SENA, Willame Nogueira de. O uso pedagógico das TDIC em sala de aula: saberes necessários a uma prática crítica e significativa. RevistaContemporânea, v. 3, n. 8, p. 13031-13052, 2023. Disponível em: View of O USO PEDAGÓGICO DAS TDIC EM SALA DE AULA: SABERES NECESSÁRIOS A UMA PRÁTICA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA (revistacontemporanea.com).
SERRES, Michel. Polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de valer. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2013.
SILVA, Ângela Carrancho da. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Revista Ensaio: Avaliação, Políticas Públicas em Educação, Cesgranrio, v. 19, n.72, p. 527-554, Set 2011.
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Prática Discursiva de Formação de Professores Alfabetizadores de Jovens e Adultos em uma Experiência de Educação Popular. 2011. 430 f. Tese (Dourado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
SILVA, Heleonora Ferreira da; PAZÓ, Cristina Grobério. Ingresso de negros na magistratura no Brasil: a luz da cartilha do Conselho Nacional de Justiça elaborada em 2021. Revista jurídica Unigran, Dourados, v. 25, n. 49, p. 203-221, Jan./Jun. 2023. Disponível em: artigo12.pdf (unigran.br).
SILVA, Silvio Luiz Rutz da; ANDRADE; André Vitor Chaves de; BRINATTI, André Maurício. Ensino Remoto Emergencial. Paraná: Dos autores, 2020. Disponível em: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (fisica.org.br).
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Letramento digital no ensino médio como exercício da cidadania e inclusão social. Diversitas Journal, Volume 8, Número 3 (jul./set. 2023) p. 2600 – 2615 https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal.
SOARES, Leonardo Humberto et al. A autoridade docente e a sociedade da informação: o papel das tecnologias informacionais na docência. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.106, p. 88-109, jan./mar. 2020. Disponível em: SciELO - Brasil - A autoridade docente e a sociedade da informação: o papel das tecnologias informacionais na docência A autoridade docente e a sociedade da informação: o papel das tecnologias informacionais na docência.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017. Disponível: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds07.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Helder Baruffi, Ana Cristina Baruffi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.