Educação e fraternidade para a promoção do bem comum
DOI:
https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v6n1.e026Palabras clave:
Educação, Direito, Fraternidade, Bem Comum, Dignidade HumanaResumen
O objetivo deste artigo é investigar como a educação para o pleno desenvolvimento da pessoa humana envolve a aceitação – ou reabsorção – da circunstância como fundamental para a maturidade da vida. A educação para o desenvolvimento da pessoa abrange seu projeto vital, a dignidade humana e, por essa razão, se verá como ela precisa tender para a liberdade interior a fim de que possa se desdobrar, em seguida, no relacionamento comunitário. Um elemento importante para a educação é também a fraternidade, que será vista na segunda seção do artigo. Seu papel na educação é o de estimular a pessoa na busca pelo bem comum. A pesquisa foi desenvolvida utilizando o método de abordagem hipotético-dedutivo, o procedimento comparativo, a técnica de documentação indireta, a pesquisa bibliográfica: em livros e periódicos jurídicos; documental; em legislação e em sites eletrônicos.
Citas
BARZOTTO, Luis Fernando. Filosofia do Direito: Os Conceitos Fundamentais e a Tradição Jusnaturalista. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr. 2021.
CACHICHI, Rogério Cangussu Dantas. Lex e iustitia em Santo Tomás. In: BANNWART JÚNIOR, Clodomiro José; FUGA, Bruno Augusto Sampaio (Orgs.). Filosofia do direito. 3ªed. Londrina: Editora Thoth, 2019, p. 139-145.
FONSECA, Reynaldo Soares da. O princípio constitucional da fraternidade: seu resgate no sistema de justiça. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2019.
FONSECA, Reynaldo Soares da. O princípio jurídico da fraternidade na jurisprudência do STF e do STJ. In: MACHADO, Carlos Augusto Alcântara; JABORANDY, Clara Cardoso Machado; BARZOTTO, Luciane Cardoso (orgs.). Direito e fraternidade: em busca de concretização. Sergipe: Edunit, 2018, p. 159-204.
HOZ, Víctor García. Educação Personalizada. Tradução de Felipe Denardi. Campinas: Kírion, 2018.
LÓPEZ, Edgardo Torres; POZZOLI, Lafayette; MONTEMOR, Silmara Veiga (Orgs.). Humanismo e Fraternidade Direito Ambiental. Curitiba, Instituto Memória, 2020.
MACINTYRE, Alasdair. After Virtue: A Study in Moral Theory. 3ª ed. Indiana: University of Notre Dame Press, 2007.
MARÍAS, Julián. La Educación Sentimental. Barcelona: Círculo de Lectores, 1993.
MARÍAS, Julián. Mapa del Mundo Personal. Madrid: Alianza Editorial, 1994.
MARITAIN, Jacques. Rumos da Educação. 5ª ed. Tradução da Abadia de Nossa Senhora das Graças. Rio de Janeiro: Agir, 1968.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditaciones del Quijote. Campinas: Livre, 2016.
PIEPER, Josef. An Anthology. San Francisco: Ignatius Press, 1989.
POZZOLI, Lafayette. Maritain e o Direito. São Paulo: Loyola, 2001.
POZZOLI, Lafayette; MUNHOZ, Cátia Martins da Conceição; SIQUEIRA, Gilmar. Dignidade da Pessoa Humana e Direito Fraterno –Percurso do Direito como Função Promocional. In: GUNTHER, L., E.; FISCHER, O., C. (coords.); LEAHY, É.; CACHICHI, R., C., D. (orgs.). Constitucionalismo e direitos fundamentais. Curitiba: Instituto Memória, 2019, p.179-193.
SALISBURY, John. Policraticus. In: GAMBLE, Richard M. (ed.). The Great Tradition: Classic Readings on what it means to be an Educated Human Being. Wilmington: ISI Books, 2017, p. 268-280.
SANTOS, Ivanaldo; POZZOLI, Lafayette (Org.). Direito e educação. fraternidade em ação: uma abordagem interdisciplinar. 1ª ed. São Paulo: Letras Jurídicas, 2014.
SPAEMANN, Robert. Sobre el Concepto de la Dignidad Humana. Revista Persona y Derecho, Navarra, n.19, 1988.
TOLEDO, Iara Rodrigues; POZZOLI, Lafayette. Análise do princípio constitucional da dignidade humana face a dimensão da afetividade e o direito fraternal. In: Problemata. Revista Internacional de Filosofia, v. 8, p. 178-190, 2017. DOI: https://doi.org/10.7443/problemata.v8i1.27851.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Lafayette Pozzoli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.