Georreferenciamento de propriedades rurais
uma perspectiva jurídica no âmbito do direito agrário no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v8n2.e087Palavras-chave:
Georreferenciamento, Direito Agrário, Regularização FunciáriaResumo
Este estudo visa analisar o impacto do georreferenciamento de propriedades rurais no âmbito do Direito Agrário brasileiro, destacando suas implicações na regularização fundiária, segurança jurídica, resolução de conflitos e controle ambiental. A metodologia empregada neste estudo é baseada em uma revisão bibliográfica sistemática. A revisão abrangeu o período recente, com ênfase nos últimos cinco anos, a fim de incorporar as tendências mais atuais no campo. A análise dos materiais revisados foi realizada de maneira crítica, destacando os principais temas relacionados ao uso do georreferenciamento no contexto do Direito Agrário. A pesquisa ressalta a importância do georreferenciamento como instrumento para o controle ambiental, apontando para avanços significativos na identificação de áreas de preservação e práticas sustentáveis. Assim, conclui pela relevância do georreferenciamento na regularização fundiária, segurança jurídica e controle ambiental, aponta para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre desafios práticos e estratégias para a implementação efetiva do georreferenciamento no contexto agrário.
Referências
ANTUNES, B. Por uma estruturação sistêmica e de abrangência nacional para o Cadastro Territorial Brasileiro. Rev. Bras. Cartogr, 73(2), 2021.
CAMPOS, A. L. F. Geotecnologias aplicadas à análise ambiental no assentamento de reforma agrária Padre Cícero na bacia hidrográfica do Rio Doce, Ceará-Mirim (RN) (Master's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte), 2020.
CAMPOS, F. L. M. Panorama do uso de geotecnologias e de bases cartográficas nos municípios do Espírito Santo, Brasil. Geografares, (35), 2022.
COSTA, T. C. F.; CAMPOS, D. J. F. de; PERIM, L. R.; HOFFMANN, I. C. S. & RESENDE, C. R. L. P. O Uso de Geotecnologias Na Atualização da Malha Rodoviária Federal Estratégica No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes–DNIT. In 33 ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019.
CUNHA, Carlos Renato; ALBUQUERQUE, Maria Amélia Barros de; SILVA, Katty Cinara Viana da. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a relevância de sua implantação. Revista do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania – IDCC, Londrina, v. 8, n. 1, e078, jan./jun., 2023. DOI: 10.48159/revistadoidcc.v8n1.e078
ESTEVES, M. P. Tecnologias da informação e conhecimento geográfico: análise do uso das geotecnologias a partir da obra de Milton Santos1. Percursos, 23(51), 265-284, 2022.
GHIROTTO, Aryala Stefani Wommer; QUEIROZ, Renata Capriolli Zocatelli. Reflexos jurídicos do uso de tecnologias de monitoramento remoto em propriedades rurais. Revista do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania – IDCC, Londrina, v. 8, n. 1, e082, jan./jun., 2023. DOI: 10.48159/revistadoidcc.v8n1.e082
MARCANTE, V.; PERONI, B. Z.; & Batistella, D. Dificuldades para georreferenciamento de imóveis rurais: um enfoque na agricultura familiar: a focus on family farming. Revista Geoaraguaia, 13(1), 74-97, 2023.
PAIVA, A. A. de; BURIM, S. C.; BORGES, P. A. F.; & ANJOS, C. S. dos. Avaliação da acurácia posicional de vértices obtidos por imagem de sensor orbital e aerofotogrametria para fins de georreferenciamento de imóveis rurais. Revista Brasileira de Geografia Física, 14(6), 3530-3541, 2021.
PAUTZ, E. A importância do georreferenciamento: desafios e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(11), 1778-1787, 2021.
SANTIAGO, T. E. T. & Carvalho, S. S. D. Gestão urbana e geotecnologias: modelagem georreferenciada do Município de Madre de Deus-BA. SEMOC–Semana de Mobilização Científica-Economia Circular: o novo paradigma para a sustentabilidade, 2021.
SILVA, J. P. D.; LOPES, F. A. D. S.; CACHO, N. A. A.; SILVA, A. H. D. & RIBEIRO, G. R. D. S. A geotecnologia Smart Geo Layers (SGeoL) e sua aplicação para as políticas públicas: o caso do Painel de Segurança Hídrica (PSH). Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasilera de geografia, (60), 2023.
SILVA, R. A. Proposta de modelagem de dados espaciais empregada ao Cadastro Territorial Rural de Projetos de Assentamento: estudo de caso baseado no enquadramento com a ISO 19.152/2012. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, 2020.
ULKOWSKI, F. P. Georreferenciamento de Imóveis na Perspetiva do Ordenamento do Território no Brasil: O Caso de Estudo do Estado do Paraná. Dissertação de Mestrado em Gestão de Território – área de especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/incra/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/fabio_ulkowski.pdf. Acesso em: 01 março 2024.
VILLALTA, V. Comparativo de precisão georreferenciada entre GPS Geodesico, Google Earth Pro Software QGIS. Unitau, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Frederico de Medeiros Portolan Galvão Minnicelli, Renata Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.